agosto 24 2018 2Comentários

Como escolher sua Gema? Preciosa ou Semipreciosa?

Dureza de uma gema (pedra preciosa) é a resistência que ela oferece ao ser riscada por um objeto de teste, pontiagudo. Há uma tabela chamada Tabela de Dureza de Mohs, na qual há uma graduação que vai de 1 a 10. Quanto maior for esse número, mais dura é a gema classificada, consequentemente, maior o seu valor.  Pedras acima de 7 na escala Mohs são consideradas preciosas e abaixo de 7 semi-preciosas Mohs escolheu 10 Minerais de durezas diferentes para comparação e os classificou. Minerais e Gemas:

com durezas –
1 e 2 = são Moles
3 a 6 = são Meio Duras
acima de 6 = são Duras

Já os minerais de durezas 8 a 10 nessa escala, são descritos como Gemas muito boas.

_____________________________________________________

Talco: 

Dureza 1. É riscado com a unha

 

         Talco Maciço

    

Bloco de Talco

 

O Paraná é o maior produtor Brasileiro de Talco.

Escultura feita por Aleijadinho utilizando a pedra sabão, 
também conhecida como Pedra Talco.

Também chamado de Esteatita ou Esteatite, o Talco é um Mineral que pertence ao grupo dos Filossilicatos e apresenta a composição química Mg3Si4O10(OH)2, ocorrendo geralmente em massas
fibrosas ou foliadas e variando de branco a cinzento, verde-maçã a amarelado.

 

Gipso:

Dureza 2. É riscado com a unha

Gipso também chamado de Pedra de Gesso é um mineral basicamente, composto por sulfato de cálcio hidratado. Apresenta geralmente coloração de branca a translúcida. Outras características
são os aspectos Micáceo, Lamelar, o brilho Nacarado, o tato untuoso (ou fibroso) e a dureza baixa (2,0). É o sulfato mais comum na crosta terrestre, ocorrendo em evaporitos ou na forma de camadas interestratificadas de Folhelhos, Calcário e Argila, podendo também ser encontrado em Meteoritos.

Marte – A presença de depósitos de Gipsita em Marte detectada pela sonda Opportunity é tratada como uma evidência de que houve água corrente na superfície do planeta no passado.

 

Calcita:

Dureza 3. É riscado com uma moeda de cobre

 

                                 

Cor: usualmente branco ou incolor, cinza, vermelho, verde, azul e amarelo. Apresentando traços de impureza podemos notar cores que partem do castanho ao preto

Os lugares onde encontramos a Calcita são comuns e bastantes distribuídos ao longo da superfície terrestre, peculiares por seu amplo maciço de rochas sedimentares, nas suas ocorrências é o único material sobressalente em por exemplo certos Calcários.

A Calcita é amplamente empregada no ramo da construção civil no que diz respeito à fabricação de cimentos e cal para argamassa, já no ramo da agronomia este mineral, por possuir caráter alcalino, atua como regulador de Ph em solos ácidos, além disso está presente também na indústria da fabricação de papel bem como na indústria do plástico como enchimento dado forma.

 

Fluorita:

Dureza 4. É riscada com uma faca

                                                

 

A Fluorita ou Fluorite é um Mineral comum, cujo nome provém do latim Fluere devido a sua fácil fusão; é composto basicamente de Fluoreto de Cálcio (CaF2) usualmente encontrada em Cristais
Cúbicos (sendo frequente também o hábito Octaédrico), transparentes a translúcidos, de cor muito variável, com clivagem perfeita. Apresenta brilho vítreo, densidade relativa 3.18.

 

Apatita:

Dureza 5. Pode ser riscada com uma faca

                                      

Tem o hábito prismático, muitas vezes, terminados em pirâmides. Suas cores mais comuns são o azul e o verde, mas existe também nas cores castanha, incolor e, mais raramente, rosada. É o Mineral encontrado em Conselheiro Pena, MG. Nome usado em 1788, de origem Grega, Apatao, que significa enganoso, visto que era confundida com berilos e outros minerais hexagonais. Apatita é a mais importante fonte de fósforo, usado nas indústrias químicas e farmacêuticas. Porém, é como insumo para fertilizantes que tem seu principal uso.

 

Ortoclásio:

Dureza 6. Pode ser riscado com uma lima de aço

                                

 

Ortoclase ou ortoclásio é um Mineral do grupo dos tectossilicatos importante na formação de Rochas Ígneas. É também conhecido como Feldspato Alcalino e é comum nos Granitos e Rochas
relacionadas. Também denominado Ortósio ou ainda Ortoclásio. O nome Ortoclase têm origem no Grego que significa “fractura recta” uma vez que os seus dois planos de clivagem são perpendiculares. Possui um brilho vítreo a nacarado. Em termos de cor pode ser branca, cinzenta, amarela ou vermelha; raramente verde. A Ortoclase é um constituinte comum da maior parte dos
Granitos e outras Rochas Ígneas Félsicas, ocorrendo frequentemente sob a forma de Macrocristais ou massas em veios Pegmatíticos.

Quartzo:

Dureza 7. Risca o vidro de uma vidraça

                                              

É um importante formador mineral formador das rochas. Mais comum de todos os minerais, pode estrar presente em todos os tipos de rochas. Possui uma estrutura cristalina, composto de Dióxido de Silício (SiO2). É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade. Isso talvez explique o fato do Quartzo ser o segundo mais abundante Mineral da Terra atrás apenas dos Feldspatos. A exploração de Quartzo na forma de lasca e Cristal no Brasil intensificou-se na época da Segunda Guerra Mundial e continua intermitente até hoje, porém houve uma redução na produção da forma de Cristal. Os principais e
tradicionais produtores de lascas e Cristal de Quartzo são: Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Bahia.

O Quartzo é largamente usado nas Indústrias: Automobilística, Bélica, da Computação, da Construção Civil, Elétrica, Eletrônica, Eletrodoméstica, de Equipamento Médico, Metalúrgica, Óptica, Química, Relojoaria, de Telecomunicações.

                                                                 

                                      

Na Indústria da Construção Civil, sob a forma de Quartizito e Arenito, é usada como pedra de construção e para fins de pavimentação. Como areia, o Quartzo é largamente empregado na argamassa e no concreto. Também é usado na fabricação de aços especiais, ligas especiais,silicones, refratários, vidros planos.

 

Topázio:

Dureza 8. Não risca

Cristaliza no sistema Ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal.

Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o Topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o Topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.

O Topázio pode ser encontrado, na República Checa, Saxônia, Noruega, Suécia, Japão, Brasil, México, Estados Unidos e algumas regiões de Portugal e Rússia.

 

 

O Topázio imperial só ocorre em Ouro Preto e as ocorrências existentes não ultrapassam os limites do seu município. Esta região é a única fornecedora desta Gema em escala comercial e abastece as Joalherias do mundo inteiro. Cumpre assinalar a existência de uma ocorrência no Paquistão, sem expressão econômica.

 

Coríndon:

Dureza 9. Não risca

                                                                           rubi-joalheria-alternativa

O Mineral Corindo é composto por 53% de Alumínio puro, pode conter pequenas quantidades de Cromio, Ferro e Titânio, impurezas que lhe dão os diferentes coloridos.

O Corindo comum é pouco brilhante e não transparente, de cor cinzenta, por vezes róseo, amarelo ou verde. Das Gemas, as variedades mais conhecidas são o Rubi de cor vermelha e as
Safiras, azul carregado (Safira propriamente dita), incolor (Leucossafira), amarela (Topázio oriental), verde (Esmeralda oriental), roxa (Ametista oriental) ou rósea. Mohs classificou-o no grau 9 da sua escala de dureza. Tal como o Diamante que é o único Mineral com dureza 10, o Corindo é a única substância natural de dureza 9.

O Corindo é um mineral típico das rochas metamórficas, isto é, das que se formam a partir de rochas preexistentes quando submetidas a altas pressões e temperaturas.

A Safira apresenta-se na natureza, tal como já foi referido, em todas as tonalidades com destaque para o azul ténue e o azul intenso. Nas pedras perfeitamente transparentes a cor mais apreciada é a intermédia entre os dois extremos. Frequentemente confundida durante a Idade Média com o Lápis-lazuli, o seu nome vem do Grego Sappheiros, “pedra azul” ou do hebreu Sappir, “a coisa mais bela”. Os Romanos chamavam-lhe Hyacinthus, por a sua cor se parecer com a do esplêndido jacinto azul.

Diamante:

Dureza 10. Não risca.

O Diamante é um Cristal sob uma forma alotrópica do Carbono. É a forma triangular estável do Carbono em pressões acima de 6 GPa (60 kbar). Comercializados como pedras preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. Normalmente, o diamante cristaliza com estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente.

Outra forma de cristalização do diamante é a Hexagonal, menos comum na natureza e com dureza menor (9,5 na escala de Mohs). A característica que difere os diamantes de outras formas alotrópicas, é o fato de cada átomo de carbono estar hibridizado em sp³, e encontrar-se ligado a outros 4 átomos de Carbono por meio de ligações covalentes em um arranjo tridimensional Tetraédrico. Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma Octaédrica (8 faces) ou Hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas.

Os diamantes de cor escura são pouco conhecidos e o seu valor como gema é menor devido ao seu aspecto pouco atrativo. Diferente do que se pensou durante anos, os Diamantes não são
eternos pois o Carbono definha com o tempo, mas os Diamantes duram mais que qualquer ser humano.

Sendo Carbono puro, o Diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em Dióxido de Carbono. É solúvel em diversos ácidos e infusível, exceto a altas pressões.

O Diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro Mineral ou substância, exceto o próprio Diamante, funcionando como um importante material abrasivo.

No entanto, é muito frágil, esse fato deve-se à clivagem Octaédrica perfeita segundo {111}. Estas duas características fizeram com que o Diamante não fosse talhado durante muitos anos.

A maior jazida do mundo, revelada pela Rússia em 2012, porém de conhecimento do Kremlin desde 1970, tem capacidade para suprir Diamantes, mesmo para uso industrial, pelos próximos 3 mil anos. A jazida conta com trilhões de quilates, e conta com 10 vezes mais Diamantes do que todas as jazidas conhecidas existentes no mundo hoje, juntas.

Ela situa-se numa cratera com extensão de 100 km entre a região de Krasnoiarsk e da república da Iakútia na Sibéria, Rússia. Tal cratera teve origem há 35 milhões de anos atrás, com a queda de um asteroide, e seus diamantes são duas vezes mais resistentes, duros, do que os encontrados em outro lugares, sua origem é decorrente da pressão e do calor gerado no impacto.

Outras jazidas no mundo são de África do Sul e Austrália. A densidade é de 3,48. O brilho é adamantino, derivado do elevadíssimo índice de refracção (2,42). Recorde-se que todos os Minerais com índice de refracção maior ou igual a 1,9 possuem este brilho.

No entanto, os Cristais não cortados podem apresentar um brilho gorduroso.

Pode apresentar fluorescência, ou seja, a incidência dos raios ultravioleta produzem luminescência com cores variadas originando colorações azul, rosa, amarela ou verde.

                                         

 

 

2 comentários

  1. MUITO ESCLARECEDOR

    Responder
    1. Olá Celso que bom que você está gostando de acompanhar nosso trabalho!!!.Nesses 29 anos de Joalheria estamos sempre querendo compartilhar nossas experiências com todos os nossos seguidores!!Continue conosco e caso precise temos nosso Watts.1199966-4546 .Entre em contato quando quiser ok?
      Atenciosamente Equipe Joalheria Alternativa

      Responder

Deixe seu comentário