agosto 07 2018 0Comentário

O dia dos Pais

Significado de Pai

 

Pai é um substantivo masculino. O termo tem origem na palavra em Latim pater – que também origina a palavra padre. O significado de Pai é descrito como a figura paternal de uma família, que é
o genitor de um ou diversos filhos. É entendido como o chefe de uma linha de descendentes. Atualmente, a definição de pai se tornou ampla, principalmente em relação a um pai biológico ou pai adotivo (ou um pai de criação) – ou seja, isso indica que não é necessário ter gerado o filho para ser considerado pai de alguém. Afinal, muitas crianças hoje em dia são adotadas por uma família que fornecem amor como se fossem do próprio sangue. Em outras situações, como em abandonos, uma criança pode ver outra figura masculina como pai, pois foi esta figura que a criou e não a que a gerou. A ausência do pai é considerada a maior causa do retrocesso do bem-estar dos filhos, sendo que esse fator desestrutura um indivíduo e, de forma indireta, na sociedade.
Assim como a mãe, um pai é imprescindível para o desenvolvimento psicológico de um filho, sendo que tem como função amar e educar, fornecer os recursos básicos e necessários para seu desenvolvimento físico, psicológico, emocional e espiritual. Gramaticalmente falando, a palavra pai – quando a primeira letra está em maiúsculo – se refere a Deus – que é considerado o Pai Eterno, o Pai Celestial, o Pai de Amor – aquele que dirige a consciência de alguém.

Todo segundo domingo do mês de Agosto comemoramos o Dia dos Pais. Essa é uma das datas mais importantes do calendário ao lado do Dia das Mães. Se Maio é considerado o mês das mães, podemos dizer que Agosto é o mês dos pais. É uma data que dispensa explicações e porquês, mas muita gente ainda se pergunta de onde surgiu e a razão de comemorarmos esse dia. Afinal, como a
maioria diz: “dia dos pais tem que ser todo dia”. E concordamos.

História

A data surgiu nos Estados Unidos em 1909 quando uma garota, filha de um veterano de guerra, quis homenagear o pai no dia do seu aniversário. A razão da homenagem era nobre: ele havia criado sozinho os 6 filhos, em função da morte de sua esposa. No entanto, a data só se tornou oficial em 1966, quando o então presidente Lyndon Johnson decretou que todos celebrassem, no terceiro domingo de junho, essa data em homenagem aos pais. No Brasil, essa festa foi adotada no dia 14 de agosto de 1953, criada pelo publicitário Sylvio Bhering, no dia de São Joaquim, patriarca das famílias. Desde então no país todo o segundo domingo de Agosto é dedicado aos pais.

 

Significado

Como falado anteriormente, mais do que uma data popular e principalmente, uma data comercial, é preciso dar significado e colocar sentimento no presente e na comemoração. E se por algum motivo seu pai não está presente nessa data, não fique triste. A maior ligação entre vocês é a do coração. Faça uma oração, se conecte com Deus e com ele e transmita bons sentimentos através dela. A data também pode e deve ser usada a favor daqueles que estão brigados e afastados de seus pais. Deixe o orgulho de lado e pense na vida que vocês tem pela frente. Uma vida sem mágoas e rancor flui melhor. O amor é a arma mais poderosa que temos e devemos usá-la sempre a nosso favor.

 

16 DE AGOSTO DE 1953 – Dia dos pais

O GLOBO cria a data em comemoração ao chefe da
família e promoção se estende a todo o país

EDITADO POR CESAR TARTAGLIA

Foi com o propósito de fortalecer os laços familiares que O GLOBO lançou, em 1953, no calendário de comemorações do Brasil, o Dia do Papai. A criação da data atendeu aos anseios da comunidade que sentia necessidade de celebrar o chefe da família. A iniciativa foi recebida com tanto entusiasmo que, no segundo ano após ter sido anunciada, passou a ser comemorada não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, e se transformou numa das datas mais importantes do calendário do país. Instituído pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do GLOBO e da
Rádio Globo, o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto, período que coincidia com o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e considerado patriarca da família. Nos anos seguintes, a data passou a ser festejada no segundo domingo de agosto, por analogia com o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. A ideia de celebrar o Dia dos Pais, no entanto, não começou no Brasil. A origem da data teria surgido há mais de 4 mil anos quando um jovem, chamado Elmesu, teria esculpido em argila um cartão no qual desejava sorte, saúde e vida longa ao pai. Em 19 de junho de 1910 os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o seu Dia dos Pais. Para marcar o evento, a rosa foi escolhida como símbolo da data. Os pais que estivessem vivos deveriam ser homenageados com flores vermelhas, enquanto os falecidos, com brancas.

 

Deixe seu comentário